MENSAGEM

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

História da Informática como ela realmente surgiu

 


1.1 A História da Informática:

A história da informática nos leva a várias décadas atrás, onde a disputa pelo título de Primeiro Computador do mundo era muito acirrada. Devido ao fato dos primeiros computadores serem maquinas mecânicas sempre surgem duvidas ao referir-se ao primeiro computador, mais podemos nos referir ao MIT (Massachussetts Institute of Tecnology) desenvolvido em 1931 por Vannevar Bush, como sendo primeiro computador. Dentre suas muitas características, podemos citar que ele era analógico e foi feito para resolver equações simples, o que atualmente nos chamamos de calculadora simples de bolso. Por utilizar elementos analógicos, o MIT trazia junto com seu surgimento muitos problemas, uma vez que um elemento analógico pode assumir qualquer valor entre -∞ e +∞ na natureza, com este problema, uma variável poderia apresentar um valor diferente do verdadeiro ao sofrer a interferência de qualquer ruído. Teríamos então que encontrar uma solução, onde a probabilidade de erro das variáveis fosse menor. Uma outra base numérica foi criada, a Binária, que era constituído apenas por dois algarismos “0” e “1”, tendo apenas 2 valores possíveis a questão dos ruídos está resolvida, pois qualquer valor diferente de “0” ou “1” será descartado. A principio não foi depositada muita confiança e atenção a esta nova base binária, mas graças ao matemático inglês George Boole a situação foi revertida. Boole criou uma lógica binária, a qual representava muito mais de que as condições “sim” e “não”, “ligado” e “delisgado”, etc, estas eram condições especiais criadas a partir do “falso” “verdadeiro”, como a condição “E” para a interseção de dois conjuntos e “OU” para a união de dois conjuntos. Com isto já temos condições suficientes para criar um circuito eletrônico.
Após este significante avanço com a “álgebra booleana”, o interesse para continuar construindo computadores cada vez melhores e menores foi aumentando de forma gradativa, o que seria depois uma verdadeira corrida de “caça ao tesouro”.
Em 1937 surgiria o primeiro computador eletromecânico, o MARK1 desenvolvido por Howard Aiken, que contou com o apoio da IBM e da marinha que custeou todos os gastos. Apesar de termos visto que a Álgebra de Boole trouxe melhorias e ânimo para as empresas que estavam na corrida por desenvolverem computadores, ainda contamos com outros problemas, entre eles o tamanho, pegando como exemplo o MARK1, ele tinha 18m de comprimentos por 2m de altura, tendo como comparação os micros atuais, tínhamos um verdadeiro monstro, mas estes são os passos da evolução Sorriso.
O primeiro computador eletrônico do mundo teria sido o ABC, digo teria, por que o desenvolvedor abandonou o projeto após 5 anos de trabalho, o que realmente foi lamentável.
Com a chegada da Segunda Guerra Mundial, a  eletro-eletrônica avançou muito, os serviços secretos dos países queriam construir computadores, em sua maioria para codificação de mensagens, apesar de ter um fim triste, para ser usado em guerras, os computadores começaram a ser construídos a todo vapor e cada um melhor de que o outro. Do lado da Alemanha Hitler desenvolveu o Z3 em 1941, já do lado dos aliados a Inglaterra construiu um computador muito melhor de que o Z3, o Colossus,  que inclusive conseguia decifrar as mensagens codificadas pelo Z3. A guerra fez o mundo ver que a hora de fabricar estes equipamentos tinha chegado, e no mesmo ano em que foi lançado o Colossus (1943) foi iniciado o projeto do ENIAC, o computador dos Estados Unidos da América, porém o mesmo só foi concluído em 1946, após o fim da guerra. Se achamos o MARK1 grande, é por que não tinha sido construído o ENIAC, pois este possui 170m2 e pesava 30 toneladas, maior que a casa da maioria da população brasileira Sorriso.
Em 1945 John Von Neumann, Arthur Burks e Herman Goldstine adicionaram um novo marco na evolução dos computadores, até o momento toda a programação desde computadores é feita através de ligação de cabos em conectores, o que demorava muito tempo. A idéia deles era fazer com que os computadores pudessem ser programados através de programas, rotinas de manipulação de dados. Que se utilizasse de instruções do próprio processador. A idéia deste trio deu certa, e está viva até hoje, com algumas modificações e melhorias, obvio, mas seguindo a idéia inicial dos três idealizadores. O primeiro computador baseado na idéia deles foi o EDSAC seguido do EDVAC, com isto o tamanho dos computadores diminuiu bastante Sorriso.
A partir daí a evolução foi grande, porém estes computadores ainda eram feitos em suas maioria para usos militares, e eram operados apenas pelos seus próprios desenvolvedores, não tinham pessoas que operasse os mesmos. Em 1951 a IBM lançou o UNIVAC primeiro computador comercial. A IBM gostou do resultado e começou a fabricar computadores comerciais ainda com as mesmas características acima citadas. Somente em 1963 foi lançado o primeiro “mini-computador” o PDP-5.
Na década de 60 tivemos uma outra corrida que favoreceu a evolução dos computadores, desta vez menos catastrófica, pois se trata da Corrida Espacial e não da guerra. Os americanos como sempre querendo ser os primeiros em tudo, gastaram bilhões em pesquisas para eles terem o privilégio de serem os primeiros a chegarem ao espaço, e quem ganhou com isto fomos nós, pois foi criado um pólo de pesquisas chamado de ARPA (Advanced Research Projects Agency) de onde surgiram vários conceitos que refletem diretamente em tudo que existe no mundo da informática. Ela trouxe a interação homem-máquina, tendo como conseqüências o vídeo-game, as redes descentralizadas de computadores, etc. Assim como a ARPA foram criados outros pólos de pesquisas que muito contribuíram para evolução da interação  homem-máquina podemos citar como exemplo o MIT (Massachusetts Institute of Technology) e o SRI (Standford Research Institute), porém muito mais importante ainda foi o PARC (Palo Alto Research Center) criada pelo Xérox em 1970. Neste centro (PARC) foi desenvolvido toda a base de comunicação visual a qual estamos acostumados hoje, como ícones, janelas e a estrutura WYSIWYG (What You See Is What You Get - O que você vê é o que você obtém), apesar de possuir toda esta tecnologias já na década de 70 a Xérox não estava interessada da utilização da mesma em micro pessoais, não só ela como todas as empresas que estavam contribuindo para este avanço tecnológico na área de informática; estavam visando apenas a implantação em empresas.(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário