GESTAR II MATEMÁTICA
RELATÓRIO
No dia no município de serrinha dosa Pintos Rn no Colégio leis Gomes de oliveira aconteceu a apresentação do programa gestar II, para o Secretário de Educação do município, diretores e Coordenadores onde foi discutido as vantagens do programa em prol de uma melhoria de aprendizagem e de uma visão inovadora para os que queiram participar.No ato da apresentação todos ficaram interessados e se dispuseram a ajudar no que preciso for.
A coordenadora do programa a nível municipal Suzi Cleide fez explanações do objetivo Geral com slides e mostrou a necessidade dessa formação para os professores da disciplina matemática e Português.
Na Semana pedagógica que aconteceu no dia foi apresentada o programa para professores e efetuada as inscrições para os interessados o qual foi muito bem aceito por todos.Na oportunidade foi discutido o cronograma do curso em caráter ainda não definido pois dependeria do horário de aula como também a disponibilidade de alguns cursistas por serem evangélicos não poderem participar dos encontros aos sábados ficando assim combinado a ver outro horário que seja condizente com todos .
Mais uma vez aconteceu um encontro com a coordenadora do programa e formadores na referida escola no dia para passar para os cursistas as atribuições de cada um,as metas a serem cumpridas, atividades a serem feitas , apresentação do material (TPS), identificando as seções coletivas a serem trabalhadas e as unidades programadas com suas diferentes temáticas explorando conceitos que envolvam a disciplina com o cotidiano enfocando a teoria e a prática. Na oportunidade cada formador fez a apresentação da sua disciplina de acordo com o programa do curso enfatizando os objetivos de cada unidade a ser trabalhada .
Somente no dia 26 de Fevereiro de 2011 aconteceu a Primeira oficina com o Tema Alimentação com a abertura de um Poema Maçônico onde trata o diálogo como base de toda convivência e da organização que você tanto agrega enfocando que tudo depende de você , e que o esforço de cada um é válido para um bom desenvolvimento desta oficina, em seguida foi feita a dinâmica da melancia cada cursista colocava a estimativa do peso da melancia em um envelope afixado na parede e quem chegasse a estimativa mais próxima ganharia um brinde na oportunidade a formadora mostrou a importância de utilizar a melancia para ser trabalhada a alimentação saudável envolvendo os conteúdos matemáticos explorando idéias de comparar , medir , repartir utilizando grandezas envolvendo também a proporcionalidade com vária formas de se trabalhar envolvendo a teoria e a prática.
Foi feita as orientações para as primeiras atividades divisão dos grupos iniciando com o estudo do TPI alimentação dos animais com a leitura de um texto, sobre a alimentação de certos animais avaliando o que comia mais, de acordo com o seu peso com representações gráficas, construção e interpretação de tabelas e gráficos, noção de média e escalas integrando a matemática no mundo real estudando proporcionalidade na alimentação dos animais.
Os grupos articularam conhecimentos e criaram estratégias demonstrando as dificuldades encontradas e os caminhos percorridos para encontrarem os resultados precisos logo após a socialização surgiu vários questionamentos que se faz importante ao longo deste programa principalmente na transposição didática , na construção de novas estratégias agregadas a teoria e prática que se faz importante para aprendizagem de nossos alunos. Em continuidade tivemos uma pausa para o almoço e logo em seguida foi feito um questionário com as seguintes questões: Como você imagina que se realiza na prática o Gestar ll? Quem você considera que possam ser os participantes do Gestar na escola? Como você imagina a participação deles no Gestar? Foi feito o registro e afixado na parede em continuidade foi trabalhado uma dinâmica de solidariedade com uma caixa de chocolate com o grupo de Matemática e Português enfatizando o prazer de se trabalhar em grupo.Dando continuidade a este trabalhado com o Índice de massa Corporal cada componente do grupo calculou seu IMC e observaram na tabela afixada na parede em que situação se encontrava identificando o índice médio do grupo, os que estão abaixo e os que estão acima desse índice frisando a necessidade de ser medido a altura de cada um que foi realizado com uma fita métrica, observando que é possível trabalhar a teoria e a prática em sala de aula, Socializando os conhecimentos discutiu- se as estratégias utilizadas, estabelecendo uma lógica matemática de encontro a diversas colocações e propostas com reflexões importantes no campo conceitual sistematizando experiências realizadas e atividades envolvendo a prática que será aplicada para os alunos.
O formador fez as considerações finais, agradeceu a presença de todos , indicou a atividade de casa além de fazer anotações sobre a atividade a ser aplicada para o aluno e explicou sobre o relatório que cada cursista tem a fazer para entregar no próximo encontro depois de observar a atividade realizada por seu aluno.Foi combinado para quarta feira de cinzas a realização da segunda oficina e na oportunidade pediu que fizessem uma leitura desse material.
Segue em anexo slides da oficina
Nenhum comentário:
Postar um comentário