MENSAGEM

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Gestar ll serrinha dos Pintos- Relatorio




ESCOLA MUNICIPAL LEIS GOMES DE QUEIROZ
GESTAR II MATEMÁTICA


RELATÓRIO


        No dia                             no município de serrinha dosa Pintos Rn no Colégio leis Gomes de oliveira  aconteceu a apresentação do programa gestar II, para o Secretário de Educação do município, diretores  e Coordenadores onde foi discutido as vantagens do programa em prol de uma melhoria de aprendizagem e de uma visão inovadora para os que queiram participar.No ato da apresentação todos ficaram interessados e se dispuseram a ajudar no que  preciso for.
        A coordenadora do programa a nível municipal Suzi Cleide fez explanações  do objetivo Geral com slides  e mostrou a necessidade dessa formação para os professores da disciplina matemática e Português.
        Na Semana pedagógica que aconteceu no dia                                        foi  apresentada o programa para professores  e efetuada as inscrições para os interessados o qual foi muito bem aceito por todos.Na oportunidade foi discutido o cronograma do curso em caráter ainda não definido  pois dependeria do horário de aula  como também a disponibilidade  de alguns cursistas por serem evangélicos  não poderem participar dos encontros aos sábados ficando  assim combinado  a ver outro horário que seja condizente com todos .
        Mais uma vez aconteceu  um encontro com a coordenadora do programa e formadores na referida escola no dia                                 para passar para os cursistas as atribuições de cada um,as metas a serem cumpridas, atividades a serem feitas , apresentação do material  (TPS),  identificando  as seções coletivas a serem trabalhadas e as unidades   programadas com suas diferentes temáticas   explorando conceitos que envolvam a disciplina com o cotidiano    enfocando a teoria e a prática. Na oportunidade cada formador fez a apresentação      da sua disciplina    de acordo com o programa do curso enfatizando os objetivos de cada unidade a ser trabalhada .
        Somente no dia 26 de Fevereiro de 2011 aconteceu a Primeira oficina com o Tema Alimentação  com a abertura de um Poema Maçônico onde trata o diálogo como base de toda convivência e da organização que você tanto agrega enfocando que tudo depende de você , e que o esforço de cada um é válido para um bom desenvolvimento desta oficina, em seguida foi feita a dinâmica da melancia  cada cursista colocava a estimativa do peso da melancia em um envelope afixado na parede e quem chegasse a estimativa mais próxima ganharia um brinde na oportunidade  a formadora mostrou a importância de utilizar a melancia para ser trabalhada a alimentação  saudável envolvendo  os conteúdos matemáticos explorando idéias de comparar , medir , repartir utilizando grandezas envolvendo também a proporcionalidade com vária formas de se trabalhar envolvendo a teoria e a prática.
        Foi feita as orientações para as primeiras atividades  divisão dos grupos iniciando com  o estudo do TPI alimentação dos animais com a leitura de um texto, sobre a alimentação de certos animais avaliando o que comia mais, de acordo com o seu peso com representações gráficas, construção e interpretação de tabelas e gráficos, noção de média e escalas integrando a matemática no mundo real estudando proporcionalidade na alimentação dos animais.
        Os grupos articularam conhecimentos e criaram estratégias demonstrando as dificuldades encontradas e os caminhos percorridos para encontrarem os resultados precisos logo após a socialização surgiu vários questionamentos que se faz importante ao longo deste programa principalmente na transposição didática , na construção de  novas estratégias agregadas a teoria e prática que se faz importante para aprendizagem de nossos alunos. Em continuidade tivemos uma pausa para o almoço e logo em seguida  foi feito um questionário com as seguintes questões: Como você imagina que se realiza na prática o Gestar ll? Quem você considera que possam ser os participantes do Gestar na escola? Como você imagina a participação deles no Gestar? Foi feito o registro e afixado na parede em continuidade foi  trabalhado uma dinâmica de solidariedade  com uma caixa de chocolate com o grupo de Matemática e Português enfatizando o prazer de se trabalhar em grupo.Dando continuidade a  este trabalhado com o Índice de massa Corporal cada componente do grupo calculou seu IMC e observaram na tabela afixada na parede em que situação se encontrava identificando o índice médio do grupo, os que estão abaixo e os que estão acima desse índice frisando a necessidade de ser medido a altura de cada um que foi realizado com uma fita métrica, observando que é possível trabalhar a teoria e a prática em sala de aula, Socializando os conhecimentos discutiu- se as estratégias utilizadas,  estabelecendo uma lógica matemática de encontro a diversas colocações e propostas com reflexões importantes no campo conceitual sistematizando experiências  realizadas e atividades envolvendo a prática que será aplicada para os alunos.
         O formador fez as considerações finais, agradeceu a presença de todos , indicou a atividade de casa além de fazer anotações sobre a atividade a ser aplicada para o aluno e explicou sobre o relatório que cada cursista tem a fazer  para entregar no próximo encontro depois de observar a atividade realizada por seu aluno.Foi combinado  para quarta feira de cinzas a realização da segunda oficina   e na oportunidade pediu que fizessem uma leitura desse material.
    Segue em anexo  slides da oficina

Nenhum comentário:

Postar um comentário