Interessados em discutir questões referente a matemática entre outras que possa despertar novos conhecimentos .
MENSAGEM
quinta-feira, 21 de julho de 2011
MATEMÁTICA DA VIDA
GESTAR II
SERRINHA DOS PINTOS/RN
5ª OFICINA
Mensagem Matemática da Vida
Em nossa vida, como na matemática, devemos:
- Somar alegrias;
- Diminuir tristezas;
- Multiplicar felicidade;
- E dividir amor.
Nestas dimensões, certamente todos gostamos da matemática.
Somar alegrias
Quem vive sozinho, longe dos outros, sem compartilhar alegrias, sem permutar experiências, diminui sua própria alegria e não alcança a felicidade. Ficamos, às vezes, penalizados, vendo tanta gente que ainda não fez esta descoberta. Pessoas que se fecham sobre si mesmas, por medo ou egoísmo, palmilham caminhos errados. Quem teme perder sua alegria, repartindo-a com os outros, ainda não aprendeu a psicologia humana.
Diminuir tristezas
A vida tem dessas compensações gratificantes. Quando conseguimos minorar a tristeza, nós é que saímos lucrando. Uma das mais profundas satisfações reservada a um coração humano é restituir o entusiasmo, a coragem e o otimismo aos irmãos da caminhada.
Multiplicar felicidade
Na família, no trabalho, na comunidade, em qualquer lugar onde plantamos felicidade, nós a multiplicamos. Felicidade partilhada é felicidade pessoal multiplicada.
Dividir o amor
Em matemática, quando dividimos um número pelo outro, o resultado final é sempre menor. Nas dimensões do amor humano, acontece exatamente o contrário. Dividir o amor com os outros é multiplicá-lo, é aumentá-lo. Todo aquele que divide seu amor com alguém, descobre em seguida ter multiplicado seu amor.
Somar alegrias, diminuir tristezas, multiplicar felicidade, dividir o amor: é o mais lindo programa de vida que podemos abraçar.
O ser humano é comunicativo por natureza. Não aguenta viver sozinho. O individualismo é o caminho mais certo da infelicidade, para a solidão. Somar alegrias, diminuir tristezas, multiplicar felicidade e dividir amor é a rota mais segura da Alegria de Viver. São estes os misteriosos caminhos FATIMA PEREIRA
5ª Oficina Gestar II Escola Municipal Egídio Fernandes
Secretaria de Educação e cultura Município de Serrinha dos Pintos RN
Escola Municipal Egídio Fernandes
Gestar II 5º Oficina
No dia 9 de julho de 2011 na Escola Municipal Egidio Fernandes sítio Lages deste município aconteceu a 5º oficina do Gestar II em continuidade ao TPI com o Texto de Referência da pagina 191 e o TPII Resolução de situação problema : Destacando e estudando a proporcionalidade com uma carga horária de 8 horas.
A professora formadora iniciou dando boas vindas a todos com uma mensagem ¨MATEMÁTICA DA VIDA¨, e reflexão, com exposição através de um data show acontecendo neste momento trocas de experiências pedagógicas entre professores cursistas, referente as oficinas executadas de acordo com os TPS estudados nos encontros anteriores, colocando em prática com os alunos, e acompanhado pela formadora.
Em continuidade foi questionado um pequeno texto da página 18 TPII considerando a importância da escola para estudar a prática de atividades físicas e em especial o esporte, baseado nas informações desta seção foi feito uma quadra poliesportiva, definindo escalas iguais para medir comprimento e largura de todas as medidas da quadra de 1cm-3cm onde o grupo apresentou dúvidas logo acessando a internet tornou claro a questão logo chegaram a uma conclusão. Foi observado também que algumas quadras não são conhecidas por competições oficiais, por motivos sociais e políticos para que em um mesmo local sejam praticados vários tipos de esportes.
Seguindo a pauta com a seção coletiva 3- Unidade 5 TPII na página 231 o grupo calculou aproximadamente a superfície corporal de um dos colegas e mediram a área de cada membro, dividindo o corpo em cabeça tronco e membro analisando o peso e a altura e contataram cálculos aproximados com fórmula pesquisada pela internet observando também, tabela exposta no TP como podemos ver nas exposições e divulgações dos trabalhos.
A formadora fez as considerações finais não deixando de registrar o grande apoio que tem nos dado a coordenadora do gestar Suzicleide Sabino neste Município como o empenho de todos os cursistas em levar esse trabalho para sala de aula. Lembrando que, ao término do recesso marcaria o próximo encontro e ,data para receber atividades dos alunos.
Serrinha dos Pintos, 20 de julho de 2011
Maria de Fátima Fernandes Pereira
Formadora Gestar II Matemática
segunda-feira, 4 de julho de 2011
COMUNICADO PARA OS CURSISTAS GESTAR II MATEMÁTICA
PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRINHA DOS PINTOS RN
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
GESTAR II MATEMÁTICA
COMUNICADO
Lembramos que o nosso encontro como combinado será no dia 9 de julho no Sítio Lages com carga horária de 8 horas.Aproveitamos a oportunidade para pedir que levem exemplares de jornais ,
Agradece
Fátima Pereira
RELATÓRIO GESTAR II 4ª OFICINA SERRINHA DOS PINTOS
RELATORIO DA 4º OFICINA GESTAR II
Município Serrinha dos Pintos RN
No dia 4 de junho de 2011 aconteceu mais um encontro do gestar ll no Município de Serrinha dos Pintos RN trabalhando a seção 1 Matemática na Alimentação e nos Impostos.
A formadora iniciou a oficina dando boas vindas com uma mensagem de acolhimento, fez a demonstração da pauta e a socialização das atividades trabalhadas com os alunos, discutindo as dificuldades apresentadas por alguns alunos no tocante as quatro operações por não dominarem a tabuada, frisando que essa defasagem vem das séries anteriores tornando difícila acompanhar os conteúdos trabalhados.
Em continuidade a pauta foi feito a leitura compartilhada do texto de referência da página 57 Tpl, teoria dos campos conceituais, debatido com o grupo enfocando a realidade de cada um e observando a importância de se trabalhar com os conteúdos ordenados organizando um mapa conceitual envolvendo as quatro operações exposto no quadro.
Com a ajuda do Data Show, foi trabalhado o texto Integrando a Matemática no Mundo real e a carga Tributária do Basileiro em especial os impostos e taxas como IPTU ,IPVA, INSS, ICMS , IPI, ISS com dados informativos que se torna importante diante da realidade vivenciada por nos brasileiros que vivemos no mundo de impostos e taxas a pagar por isso temos que saber a existência , não desconhecendo os direitos que adquirimos por meio de um determinado pagamento e o que acontece quando deixamos de pagar alguns desses. Se faz importante fazer os cálculos precisos e organizar-se apartir de um orçamento domestico.
Para um melhor aprofundamento no assunto os cursistas fizeram atividades práticas utilizando formulários de declaração de imposto de renda, IPTU, conta de água ,luz, telefone,IPVA, avaliando todas as taxas cobradas aplicando cálculo de porcentagem com demonstrações em tabelas , calculando os dados mensalmente e anualmente com base nas atividades das páginas 164, a 168 do TPI.
Foi observado uma referência dos impostos pagos no ano com o salário bruto anual de cada cursista com porcentagens dos impostos pagos inclusive do INSS.
No decorre da oficina tivemos pausa para o almoço e no final da tarde a avaliação do encontro que apresentou um bom rendimento e os cursistas a cada dia demonstram o interesse de trabalhar com seus alunos a teoria e a prática com dados reais envolvendo conteúdo matemáticos com questões relevantes do nosso dia a dia tornando gratificante o esforço de cada um presente nas oficinas já trabalhadas. Na oportunidade foi direcionado o Texto de Referência da página 191 do TPI O professor como construtor do conhecimento como tarefa de casa ,e também as atividades com os alunos da página 103 a 110 AAI para ser escolhido de acordo com o nível da turma ficando combinado o próximo encontro para o dia 9 de Julho no Sítio Lages nesse Município.
Assinar:
Postagens (Atom)