MENSAGEM

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Relatório Gestar ll Terceira Oficina -Serrinha dos Pintos Rn


Secretaria de Educação do município de serrinha dos Pintos Rn
Programa gestar ll
Alimentos versus carência alimentar: Uma questão meramente Biológica?

          No dia 9 de abril de 2011 na Escola Municipal Leis Gomes de Oliveira no município de serrinha dos Pintos estado do Rio Grande do Norte aconteceu mais uma oficina do Gestar com as atividades 1,2,3 e 4 seção 1, e seção 2  números Álgebra.
          O encontro teve início com  uma mensagem de acolhimento , As coisas que a gente fala , logo em seguida algumas considerações em relação a vivência no contexto educacional.Em sequencia foi feita a avaliação sobre  as atividades dos alunos, recebido os relatórios e diagnosticado as dificuldades encontradas.Foi trabalhado também o texto de referência da página 45- Resolução de problemas como foco as atividades 1,2,e 3 com uma leitura compartilhada.
          Em continuidade a pauta, efetuou-se as atividades em grupo. Envolvendo o tema ¨alimentação versus Carência alimentar : Uma questão meramente Biológica¨?
          Foi avaliada uma tabela com resultados de alguns Estados brasileiros isolado no contexto da anemia e da incidência da falta de ferro destacando as cidades com os maiores índices de prevalência de anemia e comparando ao fator econômico. Efetuou-se o calculo de renda per capita que corresponde ao quociente entre o produto interno bruto de uma região pelo número de habitantes.
          Na oportunidade com os dados observados na tabela, coluna quantidade se ferro em miligramas por cada categoria considerado sexo e idade foi construída três cardápios diferentes de acordo com os quatro tópicos listados na página 62, como também efetuado cálculos fornecendo valores de consumo diário de ferro ao longo dos anos de vida e avaliando as fontes ricas nas refeições para que não seja acometido de anemia. Em seguida pausa para o almoço.
           retornar iniciou-se o estudo seção 2 Números e Álgebra com a resolução da atividade 7, percentual dos índices de anemia da Região Nordeste e comparações de Criciúma e Piauí expostos no quadro de apresentação combinado para as demais atividades serem  efetuadas em casa e consequentemente trabalhadas com os alunos.
          Socializando os resultados foi exposta a importância da metodologia do Programa  Gestarll em sala de aula e com subsídio no planejamento diário a ser trabalhada a teoria e a prática com situações problemas que despertem o interesse do aluno baseado em fatos reais e não muito distante da realidade vivenciada envolvendo conteúdos como proporcionalidade, regra de três, números decimais, equações etc...
          Ao  término da oficina o formador direcionou  as atividades a serem feitas com os alunos e cursistas agendando para o próximo encontro e aproveitou para agradecer mais uma vez o empenho de todos.
Maria de Fátima Fernandes Pereira
                                                            Formadora